segunda-feira, 23 de abril de 2007

A Mídia Como Poder de Informação e Desinformação


A mídia tem grande influência na vida da sociedade. Ao mesmo tempo em que tem o poder de informar, também desinforma; ou seja, manipula. Uma das teorias utilizados através dos meios de comunicação é a teoria da persuasão, e nem sempre esta forma de persuadir é a mais favorável.
Na atualidade é comum assistir programas de televisão que restringem a capacidade que o homem tem de pensar e existem muitos conteúdos inadequados na internet e em outros meios de comunicação.

A mídia tem seu papel de informar, educar, formar a sociedade para a consciência e execução de sua cidadania. Não se deve generalizar e afirmar que só existam conteúdos manipuladores, ainda encontra-se em muitos jornais diários, revistas, rádio, televisão e internet, notícias que nos interessam e mantêm-nos informados da atualidade; informações que abri-nos um leque de conhecimento e está além de todas as épocas na história da comunicação.

No entanto, há uma quantidade de material disponibilizado nos meios de comunicação que não passa de sensacionalismo. A mídia além do papel de informar, tornou-se uma fabrica que vende tudo o que se pode imaginar, faz sugestões indecentes, desvirtua o pensamento, as normas de bem viver, estagnando a mente humana. Contraria seu principio que é informar e segue um caminho de desinformação.

É necessário que o público faça uma avaliação de tudo o que é veiculado para não cair na armadilha de ser manipulado. O jornalismo sério, responsável e preocupado positivamente com seu público é o encarregado de fazer esta conscientização. Com o poder que os meios de comunicação têm em alcançar os mais variados públicos, lhe é concedido o poder de educar e informar, usando da exatidão para rebater a deformação da mídia; então, é preciso muita consciência para mudar esta realidade que atrasa e destrói a mente humana.

Um comentário:

Anônimo disse...

INTERESANTE O TEXTO, POIS NA VERDADE ESTAMOS CADA DIA SENDO PERSUADIDOS POR ESTE QUARTO PODER QUE É A MIDIA, DEVERIA EXISTIR NOS CURRICULOS ESCOLARES ALERTAS AOS ALUNOS SOBRE O PODER DE PERSUAÇÃO DA MIDIA FAZENDO COM QUE AS PESSOAS SE TORNEM EXCLARECIDAS E CRITICAS SOBRE ESSA ARMA QUE PODE MANIPULAR NOSSA OPINIÃO TIRAR NOSSA FORÇA DE PENSAMENTO E EXPRESSÃO.