terça-feira, 17 de abril de 2007

ARTIGO - "Paz - Um Sonho Possível"


A má distribuição de renda, não só no Brasil, mas no globo terrestre é causa de grande miséria nos países subdesenvolvidos. Os homens são levados pela ambição de querer e poder e apostam bilhões para obterem o que pretendem, sem voltar seus olhares para os mais necessitados espalhados pelos recantos da terra. E esta grande ambição vem causando guerra entre as noções, não só em tempo presente, isso vem do passado.

Segundo dados extraídos de um discurso sobre a paz, pronunciado pelo presidente Eisenhower, no dia 16 de abril de 1953, um carro de combate custava o equivalente a 84 tratores agrícolas; o preço de um porta-aviões, poderia alimentar quatro cidades de cem mil habitantes durante um ano; a organização e o equipamento de uma divisão blindada custavam o preço de trinta e duas mil casas de quatro cômodos.

O Presidente, ainda, exemplificou sobre o custo de um só bombardeio da época, que corresponderia ao de trinta e duas modernas escolas ou duas usinas de energia elétrica servindo cada qual a uma cidade de sessenta mil habitantes, ou dois hospitais perfeitamente equipados e o mesmo custo de aproximadamente oitenta quilômetros de rodovia pavimentada com concreto armado.

É lamentável ver tanto dinheiro mal utilizado. Se analisarmos quantas famílias agrícolas seriam beneficiadas com a compra de tratores para ajudar em seus trabalhos; quantas famílias deixariam de passar fome sendo alimentadas um ano, com pelo menos o que lhe é necessário para sobreviver, com certeza teriam mais força para trabalhar, bem como, mais inteligência para buscarem meios eficazes de sobrevivência. E os sem tetos seriam acomodados em um lar. Isso não traria a paz?

Como o presidente exemplificou sobre o custo de um bombardeio daquela época, hoje o custo de um bombardeio, apenas um, dos milhares que vem acorrendo atualmente nos países estrangeiros é muito maior, pois a tecnologia também evoluiu. A invenção de armas para matar é constante, desde os tempos passados até o presente.

Dessa forma, não só trinta e duas mil escolas seriam construídas; nem apenas duas usinas de energia elétrica, servindo 120 mil habitantes, o que já é muito; ou dois hospitais completamente equipados e oitenta quilômetros de rodovia pavimentada, mas muito, muito mais! Isso, com certeza, traria o bem estar a diversos povos e, conseqüentemente, a paz ao mundo.

Porém, a humanidade caminha por uma estrada que parece sem volta; pois a maldade entre os homens, tomou lugar do amor por seu semelhante. Em verdade, o globo terrestre está sendo governado por homens de corações endurecidos e quem mais sofre e paga pela desgraça desses homens, são os inocentes, os povos menos favorecidos. Falta consciência e amor, sem isto, com certeza, o mundo sucumbirá.

Ao analisarmos estes fatos, cabe-nos sonhar com um mundo melhor, em que, no lugar de homens sanguinários teríamos seres humanos melhores, preocupados com o seu semelhante. Em vez de ambição teríamos a igualdade entre os povos, seriamos um só povo, independente de nacionalidade, raça ou credo. No lugar de propagar as guerras edificaríamos a paz!

É melhor sonhar, que aceitar essa realidade tão cruel, quem sabe em nossos sonhos poderemos fazer algo por nosso semelhante? Há necessidade de conscientizamos a nós próprios e todos aqueles que podemos alcançar, na escolha certa de nossos governantes, com palavras incentivadoras na luta por um mundo mais justo, igualitário e certamente melhor!

É necessário acreditar que a paz é um sonho possível! Poderemos imaginar que somos, cada um, um grão de areia, e de grão em grão poderemos forma uma grande praia com um mar de paz a nossa frente! Sonhar é preciso, para alcançarmos a concretização de nosso propósito. A consciência liberta e esta é a arma para vencermos a guerra e afirmarmos a paz!