
Em tempos de outrora, as mídias trabalhavam com muita dificuldade; porém, o entusiasmo, dedicação e amor pela comunicação era o incentivo para que a notícia fosse transmitida, seja no jornal impresso, no rádio, ou na televisão.
Não muito distante no tempo, o processo de passar a informação exigia muito do profissional da área. Em todos os campos da comunicação, passar a informação era tarefa de herói. Na atualidade, há acesso livre e veloz a informação.
É a evolução tecnológica que chegou e permanece evoluindo continuamente! Dessa forma, com toda esta estrutura tecnológica e digital de qualidade, o processo de transmitir informações ganhou aparatos para uma veiculação, é claro, de qualidade!
A Era da Comunicação trouxe como peça principal a tecnologia computadorizada, via internet, permitindo que o homem se comunique instantaneamente com mais de uma pessoa e tenha acesso imediato das informações, ao mesmo tempo!
Uma complexidade de conhecimentos, informações, notícias, entretenimentos, jogos, e conteúdos diversificados estão diariamente em acesso livre pela internet. Isto representa de certa forma, o "Domínio da Comunicação".
Porém, a analise feita de toda esta evolução, poderia ser somente positiva; mas, como no mundo tem de tudo, na internet também. Pois, esta grande teia virtual é formada por pessoas, e nem todos, são éticos!
Daí à problemática da manipulação, da má fé, da veiculação de material inadequado, e outras tantas formas de abuso que ocorrem através desta grande rede que interliga o mundo, formando uma Aldeia Global.
Em verdade, a Era da Comunicação com toda a sua evolução, não deixa de ser um perigo e um risco. É necessário trabalhar dentro de uma conscientização, para que abordagens positivas, educativas e culturais sejam veiculadas por profissionais de jornalismo, que têm uma responsabilidade ética com o público.
O momento é este, já que, a própria evolução proporciona ferramentas adequadas a este trabalho.