quinta-feira, 9 de outubro de 2008

RIO BRANCO E SUA BELEZA NATURAL

Minha terra tem um patrimônio histórico e natural admirável. Rio Branco é dona de um monumento chamado natureza.

Rio Branco, capital do Acre, tem uma beleza especial! Uma região rodeada de verde com um rio que corta a cidade e segue seu percurso por entre as matas. Poucos quilômetros apenas são necessários para sair da cidade e contemplar a beleza de uma floreta encantadora. Matas que se destacam em uma região que pertence a Amazônia, tão viva floresta chamada o coração do mundo.

Sobre as veias desse coração correm rios e surgem cidades. Rio Branco é uma das mais jovens capitais da Amazônia, que nasceu às margens do rio Acre, no pulsar de um coração que estava sendo descoberto, com suas ricas seringueiras, que muito rendeu riquezas, não só para o Brasil, mas para o mundo.

A cidade tem uma história de lutas e conquistas. Apesar de sua transformação construída no decorrer de pouco mais que um século, Rio Branco não perdeu sua característica marcante que é a beleza natural de suas florestas. Beleza contemplada através de retratos vivos da criação divina; são admiráveis paisagens, rios, lagos, árvores de destaque, a simplicidade das porteiras de pequenas colocações rurais e o verde campo de algumas fazendas. Um retrato muito simples da região.

Sobre o rio Acre, duas antigas pontes, e uma terceira recém construída com o nome de Passarela Joaquim Macedo, somente para pedestres. A paisagem do rio é esplendida, com os poucos e pequenos barcos as suas margens.

Antigas ruas da cidade foram reformadas, porém sem nenhuma modificação em sua arquitetura de casarões portugueses e libaneses. A grande árvore chamada Gameleira, as margens do rio, tombada pelo patrimônio histórico do Estado do Acre, representa o marco zero de fundação da cidade e testemunha da Revolução Acreana, pois o Acre lutou para ser brasileiro e isto aconteceu através de uma batalha contra os bolivianos, mas isso é outra história e não há pretensão de descrevê-la neste artigo.

Outra característica bastante singular é a bandeira acreana hasteada no Calçadão onde fica a Gameleira, erguida em um céu azul, com brancas nuvens, retrato de um dia ensolarado. A população acreana tem uma herança de miscigenação de raças de negros, índios, turcos e portugueses, constituindo uma sociedade muito tradicional em sua cultura. O sentimento de ser acreano é um orgulho, principalmente, para aqueles que conhecem a história desta terra.

Entre a população encontram-se rostos marcados pelo tempo, simples, humildes e devotos, que contam histórias daquela antiga cidade, terra de seringa e de seringueiros. Os parques espalhados em meio à cidade constituem um espaço de encanto pela presença das crianças a brincar em seus embalos de balanço, seus sorrisos demonstram um sentimento de liberdade e alegria.

Para retratar Rio Branco em sua característica peculiar de seu resgate histórico e paisagem natural, em cada detalhe, seria necessário escrever um livro, pois existem histórias admiráveis e muitos lugares belos e interessantes apreciáveis, todos possuem o charme rústico de uma pequena, aconchegante, jovem e hospitaleira cidade, dona de um monumento chamado natureza.