terça-feira, 10 de abril de 2007

Brasil e a Globalização

A cultura brasileira, conhecida mundialmente como terra de samba, futebol, praia e mulher bonita, impressiona os estrangeiros que se aventuram a conhecer este país tão exótico. Na atualidade, a internet funciona como a maquina da globalização, invadindo os mais longínquos espaços, onde os internaltas viajam pelo mundo, no conhecimento das diversas culturas espalhadas pelas nações estrangeiras. Porém esta abordagem vai mais além.

Globalização é o processo de integração entre as economias e sociedades dos vários países, especialmente no que se refere à produção de mercadorias e serviços, aos mercados financeiros, e à difusão de informações. Neste contexto o Brasil tem alcançado lugar de destaque. A internet é uma via direta que interliga os brasileiros ao mundo, e vice-versa.

O Governo Lula em seus primeiros quatro anos de mandatos, tornou-se conhecido mundialmente, visitando diversos países e realizando negociações que não só favoreceram o Brasil economicamente, mas modificou a idéia de um país apenas exótico. O mercado brasileiro cresceu e conseqüentemente sua economia. Apesar da crise política que se desencadeou desde meados de 2006, repercutindo em todo o mundo, com destaque na imprensa internacional, o Brasil não perdeu sua credibilidade no estrangeiro.

Esta era da globalização, também, vem despertando nos brasileiros uma desesperada corrida para o aperfeiçoamento de talentos. Com o aprofundamento dessa aldeia global, o avanço tecnológico e o crescimento acelerado da economia, o gênero humano chega ao ápice da disputa pelos melhores cérebros do mercado. Seja qual for a atividade a ser desempenhada, os brasileiros procuram se lapidarem profissionalmente com excelência, rigor e originalidade, chaves para conquistar terreno na era da globalização.

Este momento atual trouxe grandes benefícios para os diversos setores que englobam o Brasil ao mundo, seja por meio, da economia ou do mercado; mas também, uniu os brasileiros aos mais variados povos, onde nascem amizades, namoros, casamentos com estrangeiros, e uma junção de raças, credos, pensamentos, através de debates e trocas de informações. O Brasil está globalizado com o mundo das mais diversas maneiras; no entanto, a atual globalização exige que brasileiros e estrangeiros caminhem junto com a evolução.